Estrategia de gestao ambiental
RESUMO
A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos.
Palavras-chave: Gestão. Estratégia. Sustentabilidade.
1 INTRODUÇÃO
A gestão ambiental é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não. A gestão ambiental deve visar ao uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.
2 DESENVOLVIMENTO
O conceito de estratégia remonta ao termo grego stratego, que significa arte da liderança”. Desta forma, o termo era utilizado para designar o caminho que era dado a uma guerra, visando à vitória militar. Neste contexto, o conceito de estratégia apresentava-se como tática militar, centrado no potencial bélico.
Na década de 1960, com as publicações de Igor Ansoff, o termo estratégia passa a ser utilizado no âmbito empresarial, indicando a adequação empresa-ambiente. Wright Kroll e Parnell (2000) definem estratégia como a totalidade dos planos da Alta Administração para alcançar resultados empresariais consistentes com a missão e os objetivos da organização.
Para Mintzberg, Ampel e Groshal “estratégia é um conjunto de objetivos, políticas e planos que define o escopo da empresa e seus métodos de sobrevivência e sucesso”.