Gestão ambiental, meio ambiente, estrategias de gestão ambiental
Ionaldo Rodrigues Cerqueira Palavras-chave: gestão ambiental, meio ambiente, estratégias de gestão ambiental. Resumo Neste ensaio pretende-se apresentar algumas abordagens a respeito dos sistemas de gestão ambiental verificando por meio das práticas os benefícios e dificuldades que se relacionam a gestão ambiental. E por meio do ensaio buscou-se demonstrar que os benefícios mais visíveis são os de imagem e de possível aceitação dos consumidores, mas com o viés de acontecer no longo prazo e, por outro lado, as dificuldades estão nas exigências de mercado e dos consumidores em ter os benefícios no curto prazo e o que gera dificuldades como a questão de adequação a legislação em alguns casos. Por fim, levantam-se algumas questões a serem empiricamente testadas e que podem contribuir para futuros estudos empíricos que busquem apresentar possíveis estratégias que corroborem para uma implantação de um sistema de gestão ambiental sustentável ao longo dos interesses e objetivos das organizações.
1 INTRODUÇÃO
Segundo Kraemer (2003), o crescimento demográfico, adicionado ao consumismo excessivo e a degradação do meio ambiente, exigem da sociedade ações corretivas ao seu desenvolvimento e crescimento econômico. Diante disso, surgiu a sustentabilidade buscando conciliar o desenvolvimento econômico e social à preservação ambiental.
Para Carvalho (2011), as mudanças para atender as necessidades de desenvolvimento sustentável estão sendo verificadas nas empresas, ligadas à criação e desenvolvimento de políticas econômicas visando proporcionar ações sustentáveis. Verifica-se então que a gestão ambiental assume também o caráter estratégico para aumentar a competitividade da organização e atender as pressões políticas e sociais. Diante do exposto, esse artigo tem por finalidade discutir as abordagens em relação a gestão ambiental, para identificar as formas nas quais os