estrategias de leitura
Segundo Isabel Solé, A exposição de seu ponto de vista deste livro é que o leitor deve e pode comparar seu próprio ponto de vista com o seu aprendizado.
O que ler? A leitura é o processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita. Estou tentando explicar que o significado que um escritor tem para o leitor não é uma tradução ou réplica do significado que o autor quis lhe dar, mas uma construção que envolve o texto, os conhecimentos prévios do leitor do que o aborda e seus objetivos.
Não encontramos a mesma coisa em um conto que em um livro de texto, em um relatório de pesquisa que em um romance policial, em uma enciclopédia que em um jornal. (Van Dijk, 1983 pg22) – impõem restrições a forma em que se organiza a informação escrita, o que obriga a conhecê-las mesmo que intuitivamente, para se compreender esta informação de forma adequada.
Um número de telefone ou de conta bancária, um endereço. Isto hoje nos parece óbvio, nem sempre foi claramente aceito nas diversas definições da leitura que foram emergindo ao longo da história para (Venezky,1984 pg.23), nas quais uma identificação desta atividade cognitiva com aspecto de recitação, declamação pronuncia correta, etc.
A perspectiva adotada neste livro – perspectiva interativa: Rumelhart,1977: Adams e Collins, 1979:Alonso e Mateos, 1985; Solé, 1987b;Colomer e Camps, 1991 – afirma que a leitura é o processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita.
Para ler necessitamos, simultaneamente, manejar com destreza as habilidades de decodificação e aportar ao texto nossos objetivos, ideias e experiências prévias.
O processo de leitura. Uma perspectiva interativa.
Os pesquisadores concordam em considerar que as diferentes explicações podem ser agrupadas em torno dos modelos hierárquicas ascendentes – buttom up – e descendentes – top doun.
O modelo descendente – top doun – afirma o contrário: o leitor não procede à letra por letra, mas usa seu conhecimento prévio e seus recursos