Trabalho Infantil
TRABALHO INFANTIL
Cidade
2014
Nome do aluno
TRABALHO INFANTIL
Cidade
2014
INTRODUÇÃO
O trabalho infantil geralmente está concentrado na economia informal, em atividades agrícolas e em outros setores escondidos da opinião pública. Crianças envolvidas no “trabalho infantil”, que estão abaixo da idade mínima para trabalhar ou que trabalham em condições perigosas, ilegais ou degradantes, não podem se desenvolver plenamente. Empregadores e organizações de empregadores podem desempenhar um papel importante no movimento global contra o trabalho infantil.
Empregadores podem adotar medidas responsáveis para erradicar o trabalho infantil no local de trabalho, reduzir o risco de expor adolescentes a situações perigosas e recusar-se a contratar crianças. Empregadores e organizações de empregadores podem incidir politicamente a favor de um sistema educacional eficaz e de bons programas sociais, bem como colaborar para promover uma maior conscientização pública e uma mudança de atitude nesse tema.
DESENVOLVIMENTO Trabalho infantil é toda e qualquer forma de trabalho exercido por uma criança ou adolescente, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país. O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil, elas n apenas são proibidas, como também constituem um crime, socialmente falando banal.
A exploração do trabalho de crianças é bastante comum em países subdesenvolvidos, como por exemplo, o Brasil, que em regiões mais pobres estes trabalhos são bastante comuns. A maioria das vezes ocorre devida á necessidade de ajudar a família financeiramente. Muitas destas famílias são geralmente pobres e que possuem muitos filhos. Mesmo sendo lei a proibição do trabalho de menores este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a