fatores humanos na medicina aeroespacial
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial
Curso:Fatores de Humanos e Aspectos da Medicina Aeroespacial.
Professor: João Luiz Henrique da Silveira
Nome do aluno: Diego Rampon Silva
Data: 11/04/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1- Leia o item 2.3 do texto disponível em (http://inseer.ibict.br/sipaer/index.php/sipaer/article/view/61/90). Após a leitura responda qual é a sua percepção do problema em relação à segurança de voo e a saúde do profissional. (3,0 pontos)
Questão 2- Imagine a seguinte situação: um pouco antes de decolar, você é um instrutor de voo e percebe que seu aluno está com sinais de um resfriado (tosse seca, coriza). Ao comentar a situação com ele, o mesmo diz que não há problemas porque no caminho passou na farmácia, comprou e tomou um analgésico associado a um descongestionante.
Qual o problema dessa situação? Justifique e argumente sua resposta. (2,0 pontos)
Questão 3- Analise sobre a necessidade da existência de programa de conservação da audição na área aeronáutica. Em seguida escreva um texto de, no mínimo, 15 linhas sobre a necessidade do uso de EPI e da escolha do mesmo. (5,0 pontos)
1-A segurança do voo está diretamente relacionada à saúde do piloto. O aviador com fadiga faz diminuir o seu desempenho dos domínios cognitivos, psicomotor e afetivo. O fenômeno da fadiga é um importante fator para a segurança do voo. O piloto deve ter condições plenas de efetuar seu trabalho com a máxima atenção.
Conforme o texto, o piloto enfrenta condições adversas na profissão. Vários fatores prejudicam seu organismo, portanto necessitam estar bem condicionados fisicamente, bem