Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Questão 1 (5,0)
Leia os textos:
* O piloto comercial e a jornada de trabalho: o tempo de jornada, o descanso e os acidentes, aspectos relacionados ao fator humano - Uma revisão de literatura.
Disponível em http://inseer.ibict.br/sipaer/index.php/sipaer/article/view/3
* Lei nº 7.183, de 05 de abril de 1984.
Disponível em http://www2.anac.gov.br/biblioteca/leis/lei7183%20.pdf
Escreva sobre o modo que o tema fadiga tem sido abordado no seu ambiente de trabalho, mesmo que ainda não seja o ambiente aeronáutico? Tenha liberdade para expor sua percepção, criticar positiva ou negativamente e elaborar propostas.
Resposta;
Atualmente trabalho em companhia aérea em operações handling, talvez por se tratar deste tipo de operação a própria companhia não tem abordado este assunto com apreço perante os colaboradores nesta área especifica, qual vejo grande valor atribuído. O modelo SHELL, nos mostra uma cadeia de erros que levam aos incidentes e acidentes aeronáuticos, assim fazendo da operação em solo um fator contribuinte que deve ser tratado com a mesma importância e zelo, no meu ponto de vista. As grandes companhias vêem seus colaboradores como um número, qual deve fazer muito com pouco e melhor ainda, visando menos custo possível e mais lucro real a mesma. Grande parte predispõe em primeiro momento de treinamentos básicos onde adotam sistemas e métodos para operações quais são por vezes deficientes ou ultrapassados, a fim de manter a operação atribuída a cada um, sem grandes custos, deixando a desejar uma cultura de segurança que mantenha um padrão onde seja aceitável e de ganho mútuo. Dependendo da região e aeroportos, há também sistemas de escala na jornada de trabalho, dispondo de turnos de seis a nove horas por dia, variando de horários vespertino e noturno. Observa-se assim, a possível presença do ciclo circadiano, onde pode