Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial
Leia os textos:
* O piloto comercial e a jornada de trabalho: o tempo de jornada, o descanso e os acidentes, aspectos relacionados ao fator humano - Uma revisão de literatura.
Disponível em http://inseer.ibict.br/sipaer/index.php/sipaer/article/view/3
* Lei nº 7.183, de 05 de abril de 1984.
Disponível em http://www2.anac.gov.br/biblioteca/leis/lei7183%20.pdf
Escreva sobre o modo que o tema fadiga tem sido abordado no seu ambiente de trabalho, mesmo que ainda não seja o ambiente aeronáutico? Tenha liberdade para expor sua percepção, criticar positiva ou negativamente e elaborar propostas.
Eu trabalho na aviação sendo assim este tema e muito divulgado. Na minha opinião ele deve ser divulgado já que cada parte que compõem a operação aérea mexe com a segurança de todos. Na empresa que eu trabalho no temos Programa de Prevenção de Fadiga, este programa inclui a informação do que e fadiga, e o que causa, também têm um formulário para chamado de “Human Factors Report”, nele você pode descreve o que ocorreu e a melhor parte e que e confidencial e anônimo caso queira e tem o papel de melhor o trabalho e não de culpar. O programa visa um meio termo entre família e jornada de trabalho. Além de ser um bem para o funcionário este programa e uma obrigação da empresa visando à segurança de seus clientes, funcionário e aeronaves. Acho que este programa tem funcionando bastante a quantidade de erros aparentemente tem diminuído. Fazendo estes programas observando os índices de qualidade como o AQD (Aviation Quality Database), FOQA (Flight Operational Quality Assurance), entre outras formas de se monitorar o quanto seus funcionários esta sofrendo com a fadiga.
Questão 2 (5,0 pontos)
A sobrecarga autoprovocada é um tipo particular de estresse. Comente sobre suas particularidades e argumente sobre a menor ou maior facilidade de gerenciamento da sobrecarga autoprovocada em relação ao estresse de uma forma geral?
A sobrecarga autoprovoca