Medicina na aviação importancia
LISTA DE ILUSTRES v
1 Introdução 6
1.1 introdução 6
1.2 objetivo 6
2 desenvolvimento 7
2.1 o meio de trabalho 7
2.2 O ar nas alturas 7
2.3 DIVISOES DA ATMOSFERA: COMPOSIÇOES E CAMADAS 8
3 fisiologia humana nas altitudes 10
3.1 LEI DE BOYLE 10
3.2 Lei de henry 10
3.3 Lei de dalton 11
4 males relacionados a altura 12
4.1 Hipoxia 12
4.2 AERODILATAÇAO 13
4.3 HIPERVENTILAÇÃO 14
4.4 DOENÇA DA DESCOMPRESSAO 15
5 CONCLUSÕES 16
ReferÊncias 17
LISTA DE ILUSTRES
FIGURA 1 - GRAFICO DA PORCENTAGEM DE GASES NA ATMOSFERA
FIGURA 2 - CAMADAS DA ATMOSFERA
FIGURA 2 - REPRESENTAÇAO DO EFEIRO DA DOENÇA DA DESCOMPRESSÃO
Introdução introdução A medicina da aviação, também chamada de medicina aeroespacial foi desenvolvida com o intuito de estudar as alterações que ocorrem no corpo humano quando submetido a grandes aturas e condições atmosféricas diferentes da que está acostumado. O estudo da medicina nas alturas é fundamental para pilotos, astronautas, tripulantes, e qualquer pessoa que queira voar, pois se temos como objetivo o vôo teremos que saber que alterações nosso corpo vai sofrer em altitudes nas quais as condições atmosféricas são totalmente incomuns à vida humana. objetivo Este trabalho objetiva avaliar:
* Conhecer as camadas da atmosfera. * Mostrar um pouco dos males que a altitude pode causar ao ser humano. * As leis que agem sobre nosso corpo provocando as alterações fisiológicas por nós sofridas quando estamos em atividade de vôo. * Confirmar a importância da medicina na aviação.
1 desenvolvimento o meio de trabalho O homem procura em todas as situações manter um equilíbrio estável em seu corpo. Esse equilíbrio recebe o nome de homeostase e varia de pessoa pra pessoa podendo variar em função do tempo de exposição ao meio, e aspectos pessoais de cada um podendo ainda ter ligação com aspectos psicossociais. Ao estudarmos a medicina aeroespacial o meio em que iremos trabalhar ou falar sobre