Estrategias de compreensao de leitura
De todas as atividades cognitivas, a leitura é certamente a mais complexa, sendo essencial para o adequado e produtivo desempenho humano na sociedade moderna, pois a habilidade de ler é altamente valorizada para o crescimento social e econômico. Embora envolva inúmeros componentes básicos, uma leitura de sucesso implica na compreensão do conteúdo expresso no texto, favorecendo o seu uso como um instrumento para aprender.
Na efetivação dessa meta o leitor deve reconhecer no texto lido os fatos e eventos principais, relacioná-los entre si e com o conhecimento que já tem estruturado, retê-los para posterior utilização. Tal desempenho requer o uso do raciocínio e o estabelecimento de inferências. Assim, o objetivo principal de qualquer processo educativo deve ser o de prover o estudante dos meios necessários para desempenhar uma leitura de compreensão.
Nos anos 70, muitos professores acreditavam que o ensino da compreensão apoiava-se em um conjunto de estratégias mecânicas de decodificação, de busca e reconhecimento das palavras, de identificação dos significados e do sentido da mensagem expressa. Assim, paras eles, uma vez ocorrida a decodificação, o processo de compreensão acontecia automaticamente.
Hoje, existe hoje consenso de que a compreensão é um processo mais complexo que envolve a forma como o leitor se conecta com o texto. É um processo de pensamento, ou seja, de interação com o texto pela utilização de estratégias de previsão, auto questionamento, estabelecimento de relações, identificação da função das palavras, controle, resumo e avaliação. A importância da leitura de compreensão no processo de aprendizagem e na formação de futuros profissionais posiciona a obra de Sadler como de grande utilidade não só para o professor como para outros profissionais envolvidos com as questões da