estrategias comunicacao
No mundo todo, as pessoas estão se conscientizando de que o crescimento econômico e a proteção ambiental devem andar de mãos dadas. Esta é a mensagem do desenvolvimento sustentável, um conceito que recebeu o apoio de toda a comunidade internacional na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Meio Ambiente (a Eco'92), realizada no Rio de Janeiro, em 1992.
Esta é uma mensagem que os canadenses levam muito a sério. Eles têm sorte de possuir um alto padrão de vida e uma rica herança ambiental, mas sabem que devem agir com sabedoria para que as gerações futuras também possam usufruir dos mesmos benefícios.
Por esta razão, o Canadá apoiou ostensivamente a Eco'92 e assinou importantes convenções e acordos internacionais para proteção ambiental do planeta. Também por esta razão, o Canadá toma a iniciativa de integrar políticas econômicas e ambientais nacionais e de fazer da prevenção à poluição uma prioridade em todos os setores.
Uma responsabilidade compartilhada
De acordo com o sistema federal do Canadá, a responsabilidade pelo meio ambiente é compartilhada entre os governos federal e provincial. As questões interprovinciais estão sob a jurisdição do governo federal, e os recursos naturais estão sob a responsabilidade das províncias e territórios. Portanto, a colaboração entre os vários níveis do governo é vital. Em nível federal, a responsabilidade imediata por questões ambientais fica com o Departamento de Meio Ambiente.
Além disso, os municípios têm um papel importante no apoio à implementação da legislação ambiental canadense. As organizações não-governamentais trabalham a fim de elevar a consciência das pessoas sobre assuntos ambientais e promover ações para os mesmos. O comércio canadense mostra-se à altura do desafio ao adotar práticas ambientalmente saudáveis e ao explorar as oportunidades econômicas abertas pela demanda crescente de produtos e serviços ambientais. Finalmente, centenas de canadenses têm mudado o seu