Estrategias de comunicação
Contagem
2011
GLOBALIZAÇÃO
“Globalização significa a experiência cotidiana da ação sem fronteiras nas dimensões da economia, da informação, da ecologia, da técnica, dos conflitos transculturais e da sociedade civil” (BEEK,1999,P.46).
A globalização é uma geradora permanente de incertezas e de riscos. No mundo globalizado, as consequências do rápido avanço tecnológico criaram uma ameaça ambiental como a disseminação da informação a todas as pessoas nas diferentes partes do mundo. Na esfera da tecnologia o desenvolvimento se dá de forma e rapidez jamais alcançadas.
A robótica permite a rapidez, qualidade e exatidão, é a tecnologia da informação colocada ao alcance de todos. Por outro lado a robótica é responsável pelo desemprego criado pelo avanço tecnológico. As exigências pela melhoria de qualidade, custos e produtividades são fatores que levam a substituição do trabalho humano pela robótica. A tecnologia vem provocando mudanças radicais no conceito de espaço. O deslocamento intenso é um fenômeno do mundo globalizado. Hoje é possível morar em uma localidade (cidade, estado) e trabalhar em outra. Por outro lado, com esse avanço tecnológico no setor de transportes facilita o tráfico de drogas, aumento na violência e na corrupção.
A internet e a televisão a cabo (com os meios de comunicação escrita e falada) são veículos que ampliaram o alcance da reflexividade intensiva como fenômeno da globalização.
Reflexividade intensiva é um processo desestruturaste tanto para os indivíduos como para a sociedade, demolindo crenças e tradições e levando as pessoas a fazerem escolhas que apenas aparentemente foram decididas por elas. (Beck e Giddens,1997).
Com a globalização pessoas são excluídas por não apresentarem condições educacionais e econômicas para a integração na sociedade. Integrar riscos e incertezas no cotidiano exige a mudança de paradigma de pensamento.
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL