ESTRATEGIA E VANTAGENS COMPETITIVAS
COMPETITIVA
RESUMO DO LIVRO de:
Michael E. Porter
Trabalho realizado por:
Raquel Simões - N.º 20101097
Sandra Machado - N.º 20101098
Ano lectivo 2007/2008
Inovação: a localização é importante
A Competitividade Global é hoje definida pela inovação e para que seja bem gerida, as empresas devem aproveitar a influência de localização no campo da criação e da comercialização de novas ideias. Segundo o Michael Porter, a Localização é importante para a inovação e as empresas devem alargar a sua abordagem à gestão da inovação, como por exemplo desenvolvendo e comercializando a inovação em zonas apelativas.
Três elementos gerais que explicam como a localização é um factor importante na capacidade de a empresa inovar:
A infra-estrutura de inovação comum
O meio de inovação específico dos clusters
A qualidade das relações
A infra-estrutura de inovação comum
É o conjunto de factores entrecruzados que serve de apoio à inovação no sistema económico, abrangendo os recursos gerais, tanto a nível financeiro como humano, no contexto dos avanços tecnológicos, as políticas públicas relacionadas com a actividade inovadora e o grau de avanço tecnológico alcançado pelo sistema económico.
O meio de inovação específico dos clusters
O que Impulsiona a inovação num cluster industrial?
Fonte: Michael Porter, “Estratégia e Vantagem Competitiva”, 2007
A qualidade das relações
A relação entre a infra-estrutura de inovação comum e os clusters industriais é recíproca: clusters fortes promovem a infra-estrutura comum, beneficiando dela. Tirar partido do meio nacional de inovação está longe de ser uma tarefa automática e diferentes empresas de um mesmo local podem ter níveis de êxito muito diferentes relativamente à inovação. Porém, as diferenças significativas na produção de inovação em localizações diferentes sugerem que a localização exerce, de facto, uma influência marcante. Mudar a forma de competir