Utilizando o modelo Scribe na construção de uma aplicação para publicação de mensagens em grupo
Alécio S. Barros
Ciência da Computação – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Caixa Postal 95 – 45.083-900– Vitoria da Conquista – BA – Brasil aleciochaos@gmail.com Abstract. This article shows the analysis done on the Scribe network model applied in the development of an application to publish messages in groups.
Resumo. Este artigo mostra as analises feita sobre o modelo de rede Scribe aplicada no desenvolvimento de um aplicativo para publicação de mensagens em grupo.
1. Introdução
O protocolo IP Multicast é uma solução para a comunicação de grupos multicast com grande número de participantes e apresenta uma técnica de roteamento que possui eficiência na entrega de pacotes a partir de uma única origem a múltiplos destinos. Essa técnica elimina a replicação de pacotes redundantes em um mesmo enlace físico na rede. Entretanto, sua implementação na rede requer suporte aos diversos roteadores espalhados geograficamente. Além disso, os roteadores devem manter os estados de roteamento para cada grupo multicast criado, o que torna o modelo pouco escalável com relação ao número de grupos multicast ativos concorrentemente. Estes fatores têm limitado uma adoção abrangente do protocolo IP Multicast na Internet. [Pereira 2007] Existe um grande número de aplicações com diferentes exigências do ponto de vista do projeto do protocolo IP Multicast, como a vídeo-conferência, o ensino a distância e as salas privadas de bate-papo. Estas aplicações em geral contêm um número pequeno de participantes dentro do grupo e os grupos são criados e eliminados com certa freqüência. Quando há um grande número desses pequenos grupos, a eficiência na largura de banda e a escalabilidade oferecida pelo protocolo IP Multicast é reduzida pela complexidade do controle ligada à configuração e manutenção dos grupos[Pendakaris et al. 2001]. O numero de aplicações deste tipo vem