Estrategias de produção como vantagem competitiva
Edmilson Maciel de Sousa
Prof. Giovanni Rossato Minto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Recursos Humanos (RHU0035) – Sistema de Informações
06/09/2012
RESUMO
O presente artigo busca apresentar uma discussão teórica acerca da estratégia de produção como vantagem competitiva. Tratará dos seguintes aspectos: conceituação, definições e características das estratégias, seguindo-se com o detalhamento dos critérios competitivos e das categorias de decisão alem de uma conceituação a cerca da competitividade diante do mundo globalizado.
Assim conclui-se relacionando a estratégia de produção com a competitividade, dando uma visão mais abrangente de como essa relação pode estar fazendo a diferença e proporcionando a empresa certa vantagem no mercado.
PALAVRAS CHAVE: Produção; Estratégia; Competitiva.
1. INTRODUÇÃO
De forma simplificada iremos demonstrar dentro de uma base teórica bem fundamentada, como as estratégias de produção podem ser desenvolvidas visando uma maior vantagem competitiva da empresa. Nesse contexto apresentaremos os conceitos estabelecidos e suas interpretações, difundidas por vários estudiosos de renome internacional.
Iremos abordar as origens dos três termos envolvidos, sendo elas a estratégia a produção e a competitividade, todas com seus respectivos valores, apresentando uma melhor forma para visualizarmos e entendermos melhor essa relação estabelecida entre os mesmos.
Por fim irei demonstrar de que forma essa mescla irá trazer algum beneficio para a empresa, gerando de forma clara, um resultado satisfatório e um maior destaque dessa organização em meio aos seus adversários no mercado. Evidenciaremos também como o comportamento competitivo influência as empresas a buscarem cada vez mais alternativas viáveis para justificar suas metas, e como elas conseguem alcançar isso com organização, planejamento e execução de estratégias bem alinhadas. 2. PRODUÇÃO