Resumo administração estratégica
CAPITULO 1 – O QUE É ESTRATÉGIA E O PROCESSO DE ADMINSITRAÇÃO ESTRATÉGICA?
A estratégia de uma empresa é sua teoria de como ganhar vantagens competitivas. Essas teorias, assim como todas as outras. são baseadas em premissas e hipóteses sobre como a concorrência em um sector deve evoluir.
Quando essas premissas e hipóteses são consistentes com a verdadeira evolução da concorrência em um sector; a estratégia de uma empresa tem maior probabilidade de gerar uma vantagem competitiva.
Uma das maneiras pelas quais uma empresa pode escolher suas estratégias é por meio do processo de administração estratégica. Esse processo é um conjunto de análises e decisões que aumentam a probabilidade de. a empresa ser capaz de escolher uma 'boa' estratégia, isto é, uma estratégia que levará à vantagem competitiva.
O processo de administração estratégica começa quando uma empresa identifica:
A sua missão, ou sua finalidade de longo prazo; a missão é frequentemente escrita na forma de uma declaração de missão.
* Declarações de missão podem:
* Não ter impacto no desempenho (Quando não influencia o comportamento da empresa – definir o negocio da empresa (automóveis para a Ford))
* Podem aumentar o desempenho de uma empresa (lucro diário)
* Podem prejudicar o desempenho (aumentos salariais desajustados)
Objectivos são marcos mensuráveis que as empresas usam para avaliar se estão ou não alcançando sua missão (ganho por acção de 10%)
As análises interna e externa são os processos por meio dos quais a empresa identifica suas ameaças e oportunidades ambientais e suas forças e fraquezas organizacionais.
* Analise externa
* Ameaças * Oportunidades
* Analise interna
* Forças * Fraquezas – verificar onde deve melhorar
Utilizando essas análises, é possível que uma empresa faça sua escolha estratégica.
* As estratégias podem ser classificadas em duas categorias: