Resumo Administração Estratégica
É projetado para apoiar os administradores na avaliação do progresso da organização com sua estratégia e , quando existem divergências na formulação de ações corretivas. O sistema deve encorajar operações eficientes que sejam consistentes com o plano, enquanto permite que haja flexibilidade para adaptar-se a condições de mudança. Assim como em todos os sistemas de controle, as organizações devem desenvolver indicadores de desempenho, um sistema de informação e mecanismo específicos para monitorar o progresso.
Macroambiente
Todas as organizações operam em um macroambiente, que é definido pelos elementos mais gerais no ambiente externo que pode potencialmente influenciar decisões estratégicas. Embora uma equipe de altos executivos possa ter forças internas e ideias únicas sobre seus objetivos, ainda assim ela deve considerar os fatores externos antes de agir.
Ambiente setorial
Todas as organizações são afetadas pelos componentes gerais do macroambiente, sendo o ambiente setorial composto por:
Concorrentes: Os concorrentes dentro do setor devem lidar em primeiro lugar uns com os outros, quando as organizações competem pelos mesmos consumidores e tentam ganhar participação de mercado a expensas de outros, todos devem reagir e antecipar as ações de seus concorrentes.
Fornecedores: Os fornecedores devem fornecer recursos para a conversão em produto ou serviço, os mesmos também são importantes pois podem aumentar os preços ou promover produtos ou serviços de qualidade inferior, sendo assim os fornecedores poderosos podem reduzir os lucros de uma organização caso ela não consiga repassar os preços aos consumidores.
Produtos Substitutos: Devido a expansão tecnológica há uma facilidade de desenvolver produtos substitutos para os produtos existentes, tornado-os obsoletos.
Clientes: Como os fornecedores os consumidores são importantes para a organização, pois além do dinheiro que pagam pelos produtos ou serviços, os mesmos podem