Estratégia em negócios
As unidades de negócios são subsistemas organizacionais com mercado, conjunto de concorrentes e missão diferentes de outros sistemas organizacionais da empresa. A estratégia de negócios diz respeito a como competir com êxito em determinado setor, podendo ser considerada um conjunto de estratégias genéricas para orientar as organizações. São chamadas de genéricas porque podem ser adotadas por qualquer tipo de unidade de negócio. Destacam-se cinco elementos considerados críticos nessa gestão da estratégia.
Definição do escopo da unidade de negócio;
Estabelecimento das metas das unidades de negócios;
Definição das bases pretendidas para a vantagem competitiva;
Projeto da constelação de valores; e
Gestão das cadeias de valores interna da unidade de negócio e da sua integração com as cadeias de valores dos parceiros e clientes.
Estratégias genéricas
I – Estratégia por Qualidade Superior
A estratégia por qualidade superior visa oferecer produtos ou serviços de qualidade superior aos prestados por outras redes, todavia não tendo um custo superior que anule o ganho do adicional de preço o qual os clientes estariam dispostos a pagar. Tal estratégia está baseada na vantagem competitiva de qualidade superior. A forma mais natural para se programar este tipo de estratégia ocorre com o alinhamento por parte das empresas que compõem a rede para a qualidade superior.
II – Estratégia Competitiva por Prazo de Entrega Rápido A estratégia por prazo de entrega rápido volta-se à brevidade de entrega dos pedidos ao cliente. Está baseada na vantagem competitiva por prazo de entrega rápido, ser caracterizada por uma velocidade superior nos prazos de entrega dos pedidos que uma rede tem frente à outra. Entretanto é também necessário que o eventual adicional de custo desta velocidade superior não supere a diferença de preço que os clientes estariam dispostos a pagar em razão do benefício obtido.
Para que esta