Estrategia de avaliação
CURSO: Princípios Metodológicos da Avaliação
PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DE CURSO: o orientador de curso do Senac compreende como esta avaliando, por que esta avaliando. Tendo a avaliação como uma engrenagem no funcionamento didático e, mais globalmente, na seleção e na orientação escolares repensando sua ação pedagógica utilizando critérios de sustentabilidade, responsabilidade e organização. COMPONENTE CURRICULAR: Fundamentos da Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem
COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA: Elaborar atividades e instrumentos de avaliação, aplicando os princípios da avaliação formativa, a partir de seus instrumentos, funções e critérios, de forma crítica e auto reflexiva, visando a avaliação do processo de ensino e aprendizagem.
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM A SER PROPOSTA AOS ALUNOS:
O Material abaixo deverá ser usado para reflexão dos orientadores. As atividades serão realizadas em grupos. Eles, deverão, em cada uma dessas etapas, discutirem e elaborarem seu parecer, após socializar com os demais grupos.
1 etapa: a) abertura com exibição dos slides sobre o histórico da avaliação
B) Debater com o seu grupo as seguintes questões:
Função social da avaliação: por que avaliar? para que avaliar? o que avaliar? como avaliar? e quando avaliar?
Para classificar ou para ajudar? Para dizer que o aluno é o melhor ou o pior do grupo? Ou para conhecer o progresso do aluno?
Distribuídos em grupos por eixo deverão debater e registrar o parecer do grupo.
2 etapa: Debate sobre o texto (Verificação ou Avaliação: O Que Pratica a Escola? Cipriano Luckesi) encaminhado por email, utilizando-o para o desenvolvimento, a dinâmica GVGO ELABORAÇÃO DE PROVAS (avaliações escritas).Você elabora ou organiza as questões?Que referência você usa para a confecção de suas provas?Que critérios devem ser usados? | CORREÇÃO DE PROVAS ( avaliações escritas). Você corrige ou aponta os erros ou falhas?Qual a referência