Alienação
Esse trabalho tem como objetivo, além da leitura integral do livro “O que é alienação?”, da Coleção Primeiros Passos, do autor Wanderley Codo, o desenvolvimento de pesquisa e transmissão do aprendizado aos demais colegas do curso de Direito do 1º período, visando esclarecimento e discernimento acerca do tema proposto.
2. INTRODUÇÃO
O livro o que é Alienação da Editora Brasiliense, escrito pelo autor wanderley Codo, descreve de forma a facilitar o entendimento do conceito de alienação, mostrando diversos exemplos e diversificando-os nas muitas situações em que todos os seres humanos enfrentam no cotidiano. Na concepção de Codo, alienação implica ser e não ser ao mesmo tempo.
Explica e exemplifica os meios pelo qual pode ocorrer a alienação do homem, bem como as muitas formas de alienaçao e dá ênfase ao trabalho nesse processo de transformação, uma vez que o trabalho pode ser “encarado” por duas visões diferentes: o trabalho de criação e o trabalho tortura.
Na visão de Codo, “o homem se divorcia de si mesmo pela alienação e, o que não deixa de ser irônico, a trilha que conduz o homem a perder-se é a mesma que o constrói – o trabalho: chegamos no inferno pelo paraíso do trabalho e também atingimos o paraíso pelo inferno do trabalho”.
A obra escrita por wanderley Codo, traz muito das idéias do filósofo alemão karl Max.
3. O QUE É ALIENAÇÃO?
A palavra “alienação”, derivada do latim “alienare”, significa tornar algo alheio a alguém. Na concepção de wanderlei Codo, autor de O que é alienação? da Editora brasiliense, alienação: implica ser e não ser ao mesmo tempo. Partindo deste princípio iremos citar alguns conceitos existentes sobre alienação:
• Alienação mental: é todo caso de distúrbio mental ou neuromental grave e persistente no qual, esgotados os meios habituais de tratamento, haja alteração completa ou considerável da personalidade, comprometendo gravemente os juízos de valor e realidade, destruindo a autodeterminação do