ESTRATEGIA ATAQUE
Estratégia de Defesa da Microsoft:
A estratégia utilizada foi à barreira de entrada, na qual a Microsoft utilizou o monopólio de seus produtos, impedindo novos concorrentes entrarem no mercado.
Estratégia de Ataque Microsoft:
A estratégia de ataque utilizada pela Microsoft foi à de cerco: oferecer mais coisas que o concorrente; a Microsoft começou a copiar todas as evoluções tecnológicas da Netscape e as melhorando com mais ferramentas, ampliando a funcionalidade dos seus produtos.
Tinham grandes recursos financeiros, muitos programadores talentosos, e vendedores que não mediam esforços para vender o software da Microsoft, infligiam Lei antitruste, “ameaçavam” os clientes de cancelar a licença caso não usassem o seu navegador.
Por ultimo não cobrar pelo navegador Explorer, oferecendo o navegador incluso no Windows, e ainda, toda a sua enorme linha de produtos como aplicativos, considerando o Explorer um produto parte do seu sistema operacional, o objetivo era ganhar participação de mercado a qualquer preço, barrando a expansão da Netscape.
Estratégia de Defesa Netscape:
A estratégia foi negar a Microsoft às ações da Netscape que já era líder de mercado.
Estratégia de Ataque Netscape:
A Netscape utilizou o ataque de flancos, atacando os pontos fracos da Microsoft, ou seja, criou um navegador chamado de Netscape Navigator, com diferentes tipos de mídias e tecnologias na qual a sua concorrente ainda não havia desenvolvido no mercado.
2. Destaque e fundamente a sua opinião das principais deficiências das duas estratégias apresentadas.
A Microsoft, líder de mercado quando o assunto é informática, se sentiu ameaçada, pois estava ficando para trás em relação ao navegador, e motivo da briga entre as duas empresas foi o fato de a Netscape ter negado suas ações a Microsoft por já se sentir superior, com isso a