Estrat gia
Hamel e Parahalad (1994)
A essência da estratégia está em desenvolver vantagens competitivas no futuro mais rápido antes que os concorrentes possam imitar.
Para eles, a melhor vantagem competitiva de todas ocorre quando uma organização tem a capacidade de, não obstante, melhorar suas habilidades já existentes e aprender novas habilidades.
Andrews (1992)
A estratégia corporativa é o padrão de decisões de uma organização que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas; produz as principais políticas e planos para atingir aquelas metas e define o alcance do negócio da organização, bem como o tipo de organização que ela é ou deseja ser.
Podemos concluir
Para cada organização existirá uma estratégia.
Ainda segundo Andrews
Quando uma organização estabelece uma estratégia, está escolhendo o seu caráter formando a sua imagem institucional, estabelecendo uma individualidade organizacional e definindo o seu papel no mercado.
Ansof
Explica estratégia como: o negócio em que estamos; as tendências que se verificam; decisões heurísticas (perguntas e respostas) de primeira ordem; padrão de decisões; nicho competitivo; e características de portfólio.
Em sua visão, estratégia baseia-se em conhecimento incerto e incompleto. Assim há a possibilidade de algumas oportunidades serem perdidas.
Chandler
Determinação básica das metas e objetivos de longo prazo de uma organização, bem como a adoção de ação e alocações de recursos necessários para atingir essas metas.
Definição
Estratégia é a base sobre a qual são feitos planos, prioridades são estabelecidas e modificadas, a comunicação externa e interna é estruturada, os riscos são gerenciados e a trajetória da empresa é alterada, em resposta a fatos novos.
Processo de mobilização através do qual a organização estabelece sua identidade organizacional, analisa seu ambiente externo e interno, atual e futuro e elabora quais serão suas ações estratégicas orientadas para o mercado.
Definição
Conjunto