Estrat Gia Do Oceano Azul
W. Chan Kim e Renée Mauborgne
Comunicação Organizacional - Pós Laboral
Ano lectivo 2014/2015
Andreia Nogueira 2013 089
Docente: João Morais
Planeamento e Gestão Estratégico
“A Estratégia do Oceano Azul”
O livro está dividido em 3 principais partes: a introdução, formulação e a excução da estratégia. Destina-se a ser um livro em que os temas principais são a administração, negócios, empreendorismo, e a estratégia.
O principal objectivo dos autores é que o leitores entedam o que é e em que consiste o oceano azul, ou seja, querem mostrar que a estratégia fundamenta-se em fazer com que uma empresa procure um novo mercado e se torne líder nele, concentrando todas as suas forças na inovação e no valor do produto que lançaram, mantendo a concorrêcia irrelevante. Os autores do livro utilizam uma frase simples e esclarecedora que resume o objectivo da estratégia: “ Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante”.
Uma empresa deve usar esta estratégia quando não são atingidos os seus objectivos básicos ou quando os recursos existentes não são suficientes para manter a empresa activa, ou então quando os recursos já estão demasiado batidos no mercado.
A criação de oceanos azuis consiste em reduzir os custos, mas ao mesmo tempo aumentar o valor para os compradores, para cativar o cliente. Assim a estratégia assenta em 6 princípios que se baseiam no princípio da formulação e de execução.
Com o obejctivo de reconstruir os elementos de valor para o comprador é elaborada a nova curva de valor, desenvolvida no modelo das quatro ações: reduzir, eliminar, criar e elevar.
Uma das vantagens desta estratégia é que é dificil de copiar pois existem várias barreiras. A imagem de marca estará sempre acima de um valor de inovação.
Um dos desafios implicitos nos livro para a criação de oceanos azuis passa por manter uma empresa destacada da concorrência, conseguir criar mercados que ainda não tenham sido explorados,