estilos de vida saudavel
Este trabalho tem como tema "estilos de vida saudável". Desta forma o meu objetivo é analisar alguns aspectos relacionados com o tema referido. De início irei fazer uma abordagem ao que é uma alimentação correcta e do controlo de peso e, de seguida, irei falar da importância da atividade física e mental.
Irei também falar um pouco sobre o descanso e a saúde preventiva.
Farei, ainda, referência às substâncias nocivas à saúde. Para realizar este trabalho levei a cabo diversas pesquisas na Internet.
Boa alimentação
Muitos problemas de saúde da meia-idade e da velhice resultam da forma como a pessoa viveu ao longo dos anos. Maus hábitos alimentares, a ingestão de álcool em excesso e o hábito de fumar podem ter consequências como diabetes e doenças do coração. A possibilidade de viver e gozar de boa saúde por mais anos é adoptar um estilo de vida saudável.
É essencial ter-se uma alimentação variada e nutritiva. É necessário comer diariamente uma combinação de alimentos diversificados.
As pessoas que por hábito comem muitos alimentos que contêm fibra natural sofrem muito menos de hemorróidas, de prisão de ventre e das doenças de coração do que as pessoas que comem muita comida processada (por exemplo, hambúrgueres, pizzas, cachorros-quentes, enlatados, bolos). Para que os intestinos funcionem bem, deve-se evitar os alimentos processados e aumentar o consumo de alimentos com fibra. Alimentos ricos em fibra: frutas como papaia, legumes crus como cenouras e nabos, pão integral, maçaroca cozida, mandioca e sementes como abóbora ou girassol.
Existem alimentos que fazem mal à saúde. Para se ser saudável e evitar doenças, devemos limitar o seu consumo.
A maior parte dos alimentos processados contém muito açúcar e gorduras e é cara. Para manter uma boa saúde, deve se evitar este tipo de alimentos: batatas fritas, chamussas, rissóis, hambúrgueres, pizzas, cachorros-quentes, pastelaria (bolos, pastéis), bolachas com cremes, etc.
O