estilos de liderança
Dentre os diferentes estilos de organização destacamos os estilos de lideranças através dos estudos de Reinsis Likert e os estilos de lideranças mais atuais, observando os estilos citados abaixo se percebe que os diferentes estilos de lideranças estudados por Likert, o relacionamento Líder/grupo, visava produção e o relacionamento atual Líder/Grupo, visa a amizade entre um e outro, assim não existe uma certeza de um bom resultado de produção.
Estudos de Likert sobre os estilos de gestão
O modelo desenvolvido por Rensis Likert no seu Best seller New Management, (Novos Padrões e Gestão), e ainda hoje amplamente divulgado e utilizado, divide os estilos de liderança em quatro tipos diferentes, consoante o grau de uso de autoridade pelo líder, nomeadamente:
Sistema I: Autocrático Coercivo: autocrático, fortemente arbitrário e que organiza e controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização; são usadas ameaças e punições, a comunicação é rara e o trabalho de grupo é inexistente. As principais conseqüências negativas deste tipo de liderança são a submissão, a dependência, a inibição e a desmotivação. Pode ter algumas conseqüências positivas principalmente ao nível da rapidez na tomada de decisões. Verifica-se geralmente em organizações de Mao- de – obra intensiva e não especializada e com pouca tecnologia.
Sistema II: Autoritário Benevolente: Autoritário e impositivo mas, condescendente e menos rígido que o sistema I; neste sistema existe já alguma consulta e