Estilos de liderança
ESTILOS DE LIDERANÇA
A liderança é uma competência de caráter relacional, isto é, pressupõe uma relação entre duas ou mais pessoas, fundamentada no exercício da influência. A regra é despertar o desejo, o interesse e o entusiasmo no outro a fim de que adote comportamentos ou cumpra tarefas.
Ser líder pode exigir características pessoais que nem todos têm, mas que podem ser cultivadas. É importante conquistar o respeito dos profissionais, ter competência técnica e sociabilidade. Também deixar sempre claro para cada membro da equipe que ele é importante naquilo que faz e que seu trabalho é importante para a empresa.
O cerne do líder é sua capacidade de auxiliar as pessoas ao seu redor. Chega a parecer paradoxal, mas como muitos executivos e empreendedores já comprovaram, liderar é basicamente um ato de servir. Sem se mostrar disposto a resolver os problemas que lhe forem propostos dificilmente conquistará a equipe.
Pode parecer fácil falar das pessoas que têm sob sua responsabilidade um departamento e uma equipe a ser administrada. Elas ocupam uma posição de destaque natural e por isso mesmo estão em constante evidência. Mas, deve-se salientar que conduzir pessoas rumo a objetivos não é necessariamente tarefa fácil – e pode diferir muito, a depender daqueles(as) que têm essa missão. Durante anos estigmatizamos os chefes, afirmando serem eles a própria antítese dos líderes e, portanto, longe do que seria o “correto e o ideal“ na condução de pessoas e assuntos.
Simplificando, conforme cita James C. Hunter, liderar significa conquistar as pessoas, envolvê-las de forma que coloquem seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo. Você não gerencia pessoas. Você lidera pessoas!
Também é importante lembrar que não é preciso ter um cargo de chefia ou hierarquicamente importante para ser um Líder e influenciar outras pessoas a terem mais entusiasmo, mais empenho e mais disposição.
CHEFE X LÍDER X GESTOR
De toda