POP - Procedimento operacional padrão
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Transporte de material biológico
Apresentação
O manual aqui apresentado é de grande importância para orientar o (s) profissional (is) que for (em) realizar o procedimento do transporte de material biológico. Este deve permanecer em local de fácil acesso, onde seja visível para todos os profissionais envolvidos no transporte.
É de fundamental importância seguir rigorosamente o procedimento apresentado neste manual, a fim de garantir maior segurança no trabalho.
EPI’s (Equipamentos de proteção individual)
Jaleco: deve ser branco, com mangas longas, punho, comprimento abaixo dos joelhos e fechada ao longo de toda sua altura.
Máscara
Luvas: devem ser usadas durante toda manipulação que traga risco de contaminação e/ou acidente
Óculos de proteção: devem ser usados em toda manipulação de material biológico e químico, com risco de aerosóis.
Objetivo
Transporte de Material biológico
Materiais Necessários
EPI’S
Embalagem primária
Embalagem secundária
Gelo seco ou nitrogênio líquido
Procedimentos
1. Materiais refrigerantes: Quando o gelo seco ou nitrogênio liquido for usado para manter material biológico resfriado, estes refrigerantes devem ser considerados materiais perigosos. Materiais transportados em gelo seco podem chegar a -79°C. Devido a sua baixíssima temperatura, o gelo seco pode causar graves queimaduras na pele pelo contato direto. Os transportadores e remetentes que utilizam gelo seco (dióxido de carbono, solido) precisam ser treinados.
1.1 Se o dioxido de carbono solido (gelo seco) for usado, a embalagem externa deve ser projetada e construida para permitir a saida do gas de dioxido de carbono para evitar uma acumulacao de pressao que pode romper as embalagens. Assim nao se