POP PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRAO
Introdução
Um procedimento tem o objetivo de se padronizar e minimizar a ocorrência de desvios na execução de tarefas fundamentais para a qualidade do exame, independente de quem as faça. Ou seja, um procedimento coerente garante ao usuário que a qualquer momento que ele se dirija ao laboratório, as ações tomadas na fase pré-analítica, analítica e pós-analítica críticas para garantir a qualidade de seus exames sejam as mesmas, de uma rodada para a outra, de um turno para outro, de um dia para outro. Ou seja, aumenta-se a previsibilidade de seus resultados, minimizando as variações causadas por imperícia e adaptações aleatórias da metodologia, independente de falta, ausência parcial ou férias de um funcionário.
O POP também tem uma finalidade interna de ser um ótimo instrumento para a Gerência da Qualidade para praticar auditorias internas. Ou seja, funcionários de um setor auditam outro setor e de posse de um POP do setor auditado o auditor encontra subsídios técnicos para indagações e verificação de eficácia da metodologia, assim como sua familiarização entre os auditados.
Manual de Boas Práticas de Manipulação
Procedimento Operacional Padrão
TÍTULO:
Manipulação no laboratório de semi-sólidos e líquidos.
• Objetivo
Definir as normas a serem aplicadas na manipulação de fórmulas no Laboratório de Semi-Sólidos e Líquidos, definindo os produtos de uso interno e uso externo.
• Responsabilidades
Manipulador
Farmacêutico
• Departamentos envolvidos
Técnico
Comercial
• Documentos de Referência
Resolução ANVISA/ RDC33 – 19/04/2000 – Atualizada em 08/01/2001.
Manual de Recomendações para aviamento de formulações magistrais – ANFARMAG – Boas práticas de manipulação – 1ª edição – 1997.
• Material Necessário
Balança eletrônica digital
Agitador eletrônico digital com diferentes tipos de hélice
Agitador magnético com placa aquecedora
“Peixinhos” imantados
Vidrarias