Pop(procedimento operacional padrão)
O trabalho á seguir apresentará o Etanol bem como sua obtenção, suas propriedades, características,aplicações , a forma adequada de manusear e armazenar e os cuidados que devem ser tomados.
Apresenta-se como um anexo o POP cuja finalidade é adquirir conhecimentos necessários para estar apto á preparar uma solução de álcool 70º, a forma adequada de manuseá-la e os EPIs que devem ser usados para tal procedimento.
Etanol
. O etanol (CH3 CH2OH), também chamado álcool etílico e, na linguagem corrente, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído, encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de perfumaria. A palavra álcool deriva do arábico al-kuhul, que refere-se a um fino pó de antimônio, produzido pela destilação do antimônio, e usado como maquiagem para os olhos. Os alquimistas medievais ampliaram o uso do termo para referir-se a todos os produtos da destilação e isto levou ao atual significado da palavra.
Obtenção
O etanol se forma na fermentação alcoólica de açúcares, como a glicose, pelo microorganismo Saccharomyces cerevisiae, reação que simplificadamente pode ser representada:
C6H12O6 → 2 C2H5OH + 2 CO2
Propriedades físico-químicas
Descrição física: líquido incolor
Odor: característico
Massa Molar: 46,07
Densidade relativa: 0,789 a 0,333 g/ml
Ponto de fusão: cerca de -144ºC
Ponto de ebulição: 77 a 79º C
Solubilidade: miscível
Aplicações
O etanol é utilizado, nas indústrias, como reagente de partida para vários compostos químicos, tais como o ácido acético, butadieno, acetaldeído. Também é utilizado como combustível puro ou misturado com gasolina. Como é miscível com qualquer proporção de água, e com a maioria dos solventes orgânicos, é muito utilizado como solvente para muitas substâncias na fabricação de perfumes, tintas, vernizes e explosivos. Em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na