Resumo de gil
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA - contribuição dos autores sobre o assunto, desenvolvida a partir de material já elaborado (livros, artigos científicos, teses etc.) denominadas, por isso, de fontes secundárias. Utilizar fontes diversas. Verificar a procedência e a validade desse material.
PESQUISA DOCUMENTAL – utiliza materiais de primeira mão que não foram ainda analisados, por exemplo: documentos oficiais, reportagem de jornal, contratos, cartas, filme, fotografia, gravações etc. e também utiliza materiais de segunda mão: tabelas estatísticas, relatórios de pesquisa, relatórios de empresas.
PESQUISA EXPERIMENTAL – controle e mensuração das variáveis. Limitações éticas e humanas limitam seu uso nas ciências sociais.
LEVANTAMENTO (SURVEYS) – interrogação diretas das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Precisão estatística. Quando recolhe informação de todos denomina-se censo. Quando se seleciona uma amostra do universo, denomina-se levantamento por amostragem.
LEVANTAMENTO (continuação)Vantagens: a própria pessoa informa evitando subjetivismo do pesquisador, economia e rapidez (tabulação rápida dos questionários e custo baixo), quantificação (tabelas e análises estatísticas). Desvantagens: percepção da pessoa de si mesmo (subjetiva), diferença entre o que falam, fazem e o que sentem; não aprofundamento dos processos sociais, dados sobre os indivíduos; Visão estática, espécie de fotografia, dificuldade de apreensão do processo de mudança. Levantamentos são mais adequados para estudos descritivos que explicativos. Procura-se descrever característica da população: sexo, idade, escolaridade, estado civil.
ESTUDO DE CAMPO – Aprofundamento das questões, maior flexibilidade, estuda um único grupo, ressalta as interações, tende a utilizar mais observação que a interrogação, permite analisar estruturas de poder, formas de associações etc.
ESTUDO DE CASO –