resumo gil vicente
1)Citam-se dois Gil Vicente, um ourives (desenha a custódia de Belém) e um dramaturgo, os dois famosos e ligados à Corte. A crítica atual defende que são a mesma pessoa. 2)A primeira notícia que temos do Gil Vicente dramaturgo data de 1502, quando representa uma peça teatral na câmara da rainha para celebrar o nascimento dum infante. Esta peça é o Monólogo do Vaqueiro, representada em castelhano pela primeira vez. Não há documentos que façam referência ao seu nascimento, mas si algumas hipóteses baseadas nas personagens das suas obras.
3)Desconhece-se também a sua formação académica, mas da sua obra podemos deduzir: a) que tinha um bom conhecimento do português e o castelhano, e também alguns conhecimentos de latim;
b) que conhecia o mundo greco – latino, como evidenciam as suas personagens mitológicas;
c) que conhecia a Bíblia e as obras da Patrística (Jerónimo, Tomé de Aquino, Agostinho), como se evidencia nas suas obras de carácter religioso.
2. Antecedentes
O teatro de Gil Vicente tem os seus antecedentes em representações de cenas para – teatrais que se realizam na Idade Média, e que podem ser:
1)Religiosas:
a)Mistérios ou dramas litúrgicos: Temática: Natal, Paixão, Ressurreição... Espaço de representação ligado à Igreja (dentro das igrejas ou nos adros), mas dependia das leis papais já que foram proibidas por considerarem-se um elemento lúdico.
b) Laudes:
Cânticos de louvor, frequentemente dialogados, que tratam temas do Evangelho. São cantadas pelos frades e pelo povo no exterior, em ocasiões mesmo em palcos, coma acompanhamento musical e com uma leve caracterização das personagens (foram-se dramatizando).
c) Milagres: representação sobre a vida ou milagres dum santo. d)Moralidades: peças com intenção didáctica que usam frequentemente personagens alegóricas (Guerra, Humanidade, Luxúria, Tempo, Igreja, Sabedoria, Comércio,