xibata
O trabalho do jornalista consiste, basicamente, em procurar informações relevantes para a sociedade e depois divulgá-las através de veículos de comunicação, como jornais, revistas, televisão, rádio, sites, blogs, e por ai vai.
O profissional formado em Jornalismo deve se dedicar a transmitir e explicar fatos e histórias de interesse público aos seus leitores ou ouvintes. Para isso, conta com técnicas de apuração das informações, realização de entrevistas com fontes e personagens relevantes para a notícia e produção e edição da reportagem.
Resumindo: o jornalista produz reportagens em texto, vídeo ou áudio sobre acontecimentos de interesse público. Pode também desenvolver estratégias de comunicação nos setores privado e público e no terceiro setor, que seria o trabalho dos assessores de imprensa.
PERFIL DO PROFISSIONAL
Senso crítico, capacidade de expressão, DOMÍNIO do português e de técnicas de redação são fundamentais no exercício da profissão de jornalista. O profissional precisa dominar, também, os softwares de edição de textos e de imagens. E, já que depende de eventos em sua maioria imprevisíveis, a carreira também exige paciência para conseguir a informação, flexibilidade para lidar com acontecimentos de última hora e dinamismo quando é preciso produzir uma reportagem poucos minutos antes de ela ir ao ar, ou à gráfica.
“Um amigo meu brinca que o jornalista é aquele que fica a vida toda esperando o nada virar coisa. A gente nunca sabe quando vai acontecer o factual que vai nos fazer trabalhar de madrugada ou que vai nos obrigar a trabalhar domingo”, explica a jornalista Ana Escalada, editora-chefe do Profissão Repórter, ouvida pelo G1.
Estudantes de Jornalismo precisam gostar de ler e se informar sobre eventos presentes e passados. Ter interesse em descobrir histórias e CONHECER PESSOAS, além de flexibilidade para lidar com a falta de rotina e acontecimentos imprevistos também são características desejadas e exigidas