ESTILOS DE ADMINISTRA O Pronto
A Teoria Comportamental demonstra a variedade de estilos de administração que estão à disposição do administrador. Estes estilos dependem das convicções que os administradores têm a respeito do comportamento dentro da organização, que moldam a maneira de conduzir as pessoas, a maneira pela qual se divide o trabalho, se planejam e organizam as atividades.
TEORIA X E TEORIA Y
McGrecor, um dos autores behavioristas, comparou dois estilos opostos da administração: um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática (a chamada Teoria X) e, outro estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (a chamada Teoria Y).
DOUGLAS MCGREGOR (1906 – 1064)
Foi um dos pensadores mais influentes na área das relações humanas. Douglas McGregor nasceu em Detroit e licenciou-se no City College. Doutorou-se em Harvard, onde leccionou Psicologia Social, e foi professor de Psicologia no MIT. Em 1948 era presidente do Antioch College, em Yellow Springs, e em 1962 leccionava a disciplina de Gestão Industrial na Sloan Fellows. Obra: The Human Side of Enterprise (1960). McGregor é conhecido pelas teorias de motivação X e Y.
O contraste entre a Teoria X (as pessoas são preguiçosas e evitam a responsabilidade) e a Teoria Y (as pessoas são criativas e independentes).
Teoria X - O homem é apresentado como um ser carente, que se limita a fazer o necessário para subsistir não se importando com a realização pessoal. Por isso, a motivação é quase irrelevante, fazendo com que fosse necessário o uso da autoridade para garantir a direção e controle dos funcionários. Em outros termos, a teoria X leva as pessoas a fazerem exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, independentemente de suas opiniões ou objetivos pessoais. Toda vez que um administrador imponha arbitrariamente e de cima para baixo um esquema de seus subordinados, ele estará fazendo a Teoria X.
Teoria Y – É a moderna concepção de administração, de acordo