atps tecnicas de negociação
POLO FORTALEZA I
ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Flávio Ramos de Oliveira – RA: 444339
Jéssika Montezum Ellery - RA: 435052
Helanny Cristina de Noronha Soares Leite - RA: 435132
Antônio Ildebrando Neto Pinheiro- RA: 440030
Francisco Alexandre Monteiro de Sousa-RA 440516
PROF.ª: Juliana Leite Kirchner
FORTALEZA
JUNHO 2013
Etapa – 01
Diferentes definições de negociação:
As esferas das negociações estão sempre em mudança, deste modo, é inegável que a arte de negociar está presente em boa parte dos momentos da vida,as decisões que são derivadas das negociações são diretamente ligadas ao bem estar das pessoas, e é óbvio que isto é real também para a conclusão das negociações das quais estas pessoas fazem parte.
Para ACUFF (1993, p.21): “a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidade”.
Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível. O ato de negociar nos dá a oportunidade de satisfazer de forma conjunta às necessidades dos membros envolvidos. A negociação envolve compromissos e estabelece condições ampliando e reduzindo as diferenças. O poder de persuasão do negociador influencia na hora decisiva. Podendo conduzir a negociação para o lado que achar mais viável e lucrativo do negócio. A negociação exige uma visão holística e sistêmica do tomador de decisões; trabalhar e enxergar o processo de negociação de um ponto de vista sistêmica ajudam a identificar elementos que influenciam.
Portanto negociar acima de tudo não significa obter vantagens sempre e rápidas, mas sim ter a informação e visão do presente e futuro para alcançar o resultado almejado de forma positiva. (José Carlos Martins F. de Mello).
“Negociação é um processo no qual as partes direcionam suas posições divergentes para um ponto em que se possa