origem da contabilidade
A Origem da Contabilidade
A atividade contábil surgiu nas primeiras civilizações com a necessidade de controle das atividades comerciais e da posse de valores adquiridos pelo homem ainda que a forma realizada seja primitiva.
Foram muitos os acontecimentos que marcaram o desenvolvimento de procedimentos contábeis, como o início do desenvolvimento da escrita, onde povos como os assírios e babilônios, que faziam desenhos e gravações em pedra e argila, o sistema mercantil de troca e venda de produtos, o crescimento de riqueza individual e consequentemente da administração particular e criação do papel e da pena de escrever surgindo os livros contábeis.
2 texto
A contabilidade surgiu da necessidade de registros do comércio. Os primeiros relatos datam desde o período da Antiguidade, sendo que os fenícios criaram as cidades comerciais, mas que a prática não era de exclusividade deles, onde diversas cidades a exerciam.
O homem viu então, que ao começar ter maiores valores, e que teria que saber quanto renderia e a forma de aumentar seus bens e que ao crescer seu patrimônio, necessitava de registros mais detalhados. Surgiam então os registros contábeis e suas reais possibilidades de uso, consumo e produção.
Os relatos do surgimento da contabilidade passam desde a época mais remota como a Era da Pedra Polida, encontra- se também ma Bíblia no Antigo e Novo Testamento, até o Mundo Moderno.
A Revolução Industrial deu grande ênfase no aperfeiçoamento dos registros contábeis.
No Brasil criou-se em 1808 o Tesouro Nacional e Publico, com o Banco do Brasil.