Estilo Internacional
Teoria e História do
Design
O Estilo Internacional nos Estados Unidos e na Europa
Carina Guerra
2012117696
24/10/2012
Estilo Internacional nos Estados Unidos
3
6
7
Ludwig Mies Van der Rohe
Marcel Breuer
Paul Rand
Estilo Internacional na Europa
Índice
9
9
9
11
12
17
19
Jan Tschichold
Ernest Kellerpag
Max Miedinger
Adrian Frutiger
Herbert Matter
Peter Behrens
Le Corbusier
Bibliografia
22 Bibliografia
As bases do Estilo Internacional remontam ao início do séc. XX na Escola Bauhaus, imaginada por Walter
Gropius, fundada em 25 de Abril de 1919. Após o fim da Primeira Guerra Mundial Walter Gropius decide que era tempo de dar início a um novo período da história criando um novo estilo arquitectónico que espelhasse esta nova fase, que consistia em ter como ideia central a funcionalidade, custos reduzidos e produção em massa não esquecendo nunca a parte artística.
Ainda antes da Segunda Guerra Mundial, em 1933, na ascenção do partido Nazi ao poder regido por Adolfo
Hitler, a Escola Bauhaus é encerrada devido a suspeitas de esta estar ligada ao Comunismo. Com o encerramento da escola, o seu fundador, directores, professores e alunos vêm-se obrigados a emigrar para fora do país e para fora da Europa, nomeradamente para os Estados Unidos, a América Latina e alguns paíse não fascistas na Europa.
Como consequência do êxodo vários artistas recomeçaram a sua carreira nos Estados Unidos da América, um deles foi Ludwig Mies Van der Rohe.
Ludwig Mies Van der Rohe, professor na Escoa astística de Bauhaus, levou para os Estados Unidos da
América a doutrina da Bauhaus, construíndo, assim edifícios primados pela sufisticação, uma geometria clara na sua racionalidade, fazendo, assim, uso de materiais modernos para a época como o aço industrial e o vidro utilizados com o fim de criar enormes fachadas envidraçadas. Um dos seus grandes projectos que foi por muitos considerado o expoente máximo do