Estilo Internacional
Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Resenha Estilo Internacional
Aluno: Thais Ribeiro RA: 8700400 Data: 27/03/2015
Estilo Internacional-I
A denominação Estilo Internacional,também conhecida por Alto modernismo, refere-se a arquitetura racionalista-funcionalista do mundo ocidental nos anos 1930 a 1950, resultado do desenvolvimento dos princípios defendidos pelas vanguardas modernistas européias dos anos 20, a partir de modificações feitas nos Estados Unidos.
Essa expressão fui usada pela primeira vez por Henry-Russell Hitchcock em seu livro Modern Architecture. Romanticismand Regionalism em 1929. Sua intenção era dar nome a uma arquitetura européia dos anos 1920. Neste livro, a expressão criada por Hitchcock tinha em mente a obra dos arquitetos europeus, como Le Corbusier, Jacobus Oud,André Lurçat, Gerrit Rietveld e Mies van der Rohe. O que muito o impressionou foi o evento da Exposição Werkbund em Stutgart, de 1927, na qual apresentou-se o Bairro Weissenhof. Para o projeto do Bairro, dirigido por Mies van der Rohe foram convidados arquitetos de diversas nacionalidades.
Hitchcock, historiador americano, caracterizava o Estilo enfatizando as texturas superficiais, ornamentação reduzida à formas abstratas, sem nenhuma referência ao passado, priorização do “volume” e do “plano”, em detrimento do chamado “valor de massa”.
Em 1932, Hitchcock, junto com Philip Johnson, fez a curadoria da primeira exposição de arquitetura no MOMA, que chamou Modern Architecture-International Exhibition. No livro The International Style: Architecture since 1922, publicado em paralelo, Hitchcock amplia os princípios estéticos do estilo: predomínio do volume sobre a massa, espaços definidos por planos muito leves, regularidade prevalecendo sobre a simetria, uso de materiais suntuosos, perfeição técnica em lugar da ornamentação, flexibilidade de