estilo internacional
Contexto Historico_
Estilo surgido na primeira metade do sec. XX, mais propriamente no anos 50 na Suica. Foi o estilo desenvolvido em Zurique e Basileia antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Podemos dizer que o estilo surgiu devido a neutralidade do pais face aos conflios mundiais, o que tera permitido o desenvolvimento quase interrupto do mesmo.
Adrian Futiger
«A guerra de 1939-1945 paralisou qualquer impulso criativo na Europa. Na Suíça, um dos poucos países não afectados pelos cinco anos de guerra, o impulso seguiu o seu curso.
Nas Kunstgewerbeschulen (Escolas de Artes Aplicadas) de Basel e Zurique desenvolveu-se uma intensa investigação. O Construtivismo foi rechaçado energeticamente. Emil Ruder criou um novo conceito tipográfico. Steiner em Zurique e Hofmann em Basel foram os iniciadores de uma nova direcção no desenho gráfico. Eidenbenz, Falle, Piatti, Piali e outros foram os pioneiros de uma nova arte do cartaz.»
(Frutiger, À bâtons rompus, 2001).
Apoiado nos preceitos do funcionalismo (“a forma segue a função”), ascendendo, sensivelmente, ate meados da decada de noventa.
Considerado por Lars Muller que o seu aparecimento tera surgido em simultaneo nos Estados Unidos, nao deixa de ser o estilo que tem mais enfase devido a sua claresa, legibilidade e ojectividade artisticas. Estilo caracterizado pela sua simplicidade, uma vez que tudo o que era considerado ornamento e acessorio tera sido removido para uma melhor visualizacao. Querendo com isto dizer que se passou a utilizar mais fontes nao-serifadas, fotografias a preto e branco,e , a utilizacao de grelhas de contrucao para uma melhor harmonia de estruturacao.
Estilo que ainda hoje continua a influenciar o design grafico a nivel mundial.
Principais Pioneiros_
Max Bill (1908/1994):
“ O mais aclamado protagonista do Swiss Style. Artista plastico, escultor, arquitecto, designer grafico e de interiores, Bill estudou na Bauhaus em Dessau, e foi mais tarde