Estequimetria
CONSERVAÇÃO DA MASSA
01 - INTRODUÇÃO
Uma transformação ou reação química pode ser pensada, de maneira simplificada, como um rearranjo de átomos de um material que leva a produção de novos materiais. Ela é frequentemente representada por uma equação química balanceada, mostrando as quantidades relativas de reagentes e produtos, e seus estados físicos. A equação química não nos mostra as condições experimentais ou se qualquer energia (seja sob a forma de calor ou luz) está envolvida. Além disso, a equação química, por si só, não nos indica se uma reação é explosiva ou quanto tempo demora a acontecer. Entretanto, para que uma reação ocorra é necessário que ela satisfaça a certas condições: a principal delas relaciona-se ao princípio de conservação das massas.
A lei da conservação de massa foi apresentada em 1774 por Antoine Lavoisier, que afirmava que mesmo ocorrendo uma reação química não era possível obter um nova massa, mas modifica-se os compostos. De acordo com a lei de Lavoisier “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.”
02 OBJETIVO :
Mostrar ao aluno que a massa em uma reação química se conserva, porém, se a reação envolver substâncias gasosas, para que a conservação da massa seja possível, o sistema deve ser fechado.
03 - PARTE EXPERIMENTAL:
Foram utilizados os seguintes materiais e reagentes:
Materiais Reagentes
Garrafa pet 600mL 2g de Bicarbonato de Sódio (NaHCO3)
Béquer 50 mL 5 mL de HCl
Tubo de ensaio
La de Aço
Vidro de Relógio
Pipeta volumétrica
Fosforo
1º Procedimento: Reação em sistema aberto:
Inicialmente transferiu-se 2,0g de bicarbonato de sódio (NaHC03) para a garrafa PET de 600 ml e adicionou-se 40 ml de agua. Posteriormente transferiu-se 5 ml do HCI 5 mols/L para um béquer de 50 ml e pesou-se o béquer com a garrafa PET (foi anotado o valor da massa (mPET + mbéquer).
Após a pesagem , foi colocado o ácido na garrafa e fechando-a, em seguida agitou-se o