Estequimetria
Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Diamantina - MG
Estequiometria
Profa. Dra. Flaviana Tavares Vieira
-A palavra estequiometria deriva das palavras gregas stoicheion (elemento) e metron
(medida).
-É uma ferramenta essencial da química
-É baseada em entendimento de massas atômicas e em um princípio fundamental, a lei da conservação da massa: A massa total de uma substância presente ao final de uma reação química é a mesma massa total do início da reação. (Lavoisier - 1789)
-O mesmo conjunto de átomos está presente tanto antes como depois da reação.
-As mudanças que ocorrem durante qualquer reação é simplesmente um rearranjo dos átomos. Reações Químicas X Equações Químicas
-A estequiometria de uma reação química é de suma importância por informar:
-o reagente limitante,
-a massa e volume (no caso de gases) finais
-a quantidade de reagentes que deve ser adicionada para que determinada quantidade de produto seja obtido, etc.
-Portanto, o balanceamento de equações químicas deve ser feito sempre que se deseja retirar alguma informação acerca de uma reação fornecida.
-Para que o balanceamento de reações químicas seja feito de maneira correta, deve-se atentar para os seguintes princípios:
1) Lei de conservação de massa: indica que a soma das massas de todos os reagentes deve ser sempre igual à soma das massas de todos os produtos (princípio de Lavoisier).
2) Lei das proporções definidas: Os produtos de uma reação são dotados de uma relação proporcional de massa com os reagentes.
Assim, se 12g de C reagem com 36g de oxigênio para formar 48g de CO2, 6g de C reagem com 18g de oxigênio para formar 24g de
CO2.
3) Proporção atômica: De maneira análoga à lei das proporções definidas, os coeficientes estequiométricos devem satisfazer as atomicidades das moléculas de ambos os lados da equação.
Portanto, são necessárias 3 moléculas de oxigênio (O2) para formar 2