Relatorio- estequimetria
Relatório de Química Geral Experimental
Estequiometria
Isadora Cristina da Cruz
Larissa Rabello
Lyvia Marília Dias
Biomedicina – 1˚ Período – Turma U7D
Professora Juliana
BELO HORIZONTE, 25 de abril de 2013.
Introdução:
A estequiometria é o estudo e o cálculo das relações (mensuráveis) quantitativas de reagentes e produtos em reações químicas (ou equações químicas). Ela baseia-se na Lei da conservação das massas, na Lei das proporções definidas (ou Lei da composição constante) e na Lei das proporções múltiplas. Em geral, as reações químicas combinam proporções definidas de compostos químicos. Já que a matéria não pode ser criada ou destruída, a quantia de cada elemento deve ser a mesma antes, durante e após a reação. Ela nos permite calcular a quantidade exata de reagentes que é preciso para se obter uma determinada quantidade de produto em uma reação química. Ao realizar uma reação química é difícil obter no produto a mesma quantidade presente nos reagentes, ou seja, o rendimento teórico é maior que o rendimento real.
Objetivo:
Materiais:
Procedimentos:
1) Foram organizados em uma estante para tubos de ensaio, 6 tubos de Nessler e em cada um, com o auxílio de uma pipeta de (10,00 ± 0,05) mL, foram adicionados 3 mL de solução de nitrato de chumbo (II) 0,5 mol.L-1.
Aos mesmos tubos, com uma pipeta de mesma capacidade, foram adicionados, na seguinte ordem: 1,5; 3,0; 4,0; 6,0; 9,0 e 12,0 mL da solução de iodeto de potássio 0,5 mol.L-1. Posteriormente, foram misturados com um bastão de vidro e, então, foram deixados em repouso por 15 minutos.
Após o repouso, com o auxílio de uma régua, foi medida a altura do precipitado formado em cada tubo.
2) Para o procedimento dois foi proposto preenceher uma tabela com as quantidades de matéria dos reagentes e produtos antes e depois da reação