estelionato 1
Quando se fala em conceito, as pessoas sempre buscam saber todas as informações possíveis para cada assunto, assim, antes de agir e praticar algo, é importante saber o que é certo ou errado, e os conceitos mostram tudo. No caso do crime de estelionato, conhecido também como o tal de “um sete um”, quer dizer que se trata de um crime voltado a mentiras, ilusão e trapaça.
O conceito do estelionato funciona de maneira em que o autor do crime roube a vítima de uma maneira rápida, em muitos casos, mesmo não estando armado, mas apenas por meios de comunicação, telefone celular, computador e através de mensagens enviadas para um cúmplice, a vítima poderá ser roubada e somente perceber após o estelionatário estar bem longe.
Geralmente no estelionato a vítima não é forçada a dar o bem, ao contrário disso, ela dá sem saber, seja através de uma transferência de dinheiro para uma conta que não existe, ou pagando algo pela internet no qual jamais irá receber, resumindo estes são os conceitos de um estelionato, o ladrão nem sempre mostra a sua cara ou mantém o contato com a vítima diretamente.
O crime de estelionato atenta contra o patrimônio, pois ele pode ser, sem dúvidas praticado por qualquer pessoa que tenha a intenção de induzir (criar situação que leva a vítima a errar) ou até mesmo (a vítima estava no erro e o agente nada fez para mudar) outra em desvantagem.
Estelionato privilegiado
Se o réu é primário ou e o prejuízo é pequeno permite-se a substituição da pena de reclusão pela pena de detenção. Diz-se de pequeno valor o prejuízo que não excede o valor de um salário mínimo
Sobre a Lei
O estelionato está entre os crimes mais pesados pelo Código Penal Brasileiro, algo que se denomina a um crime ilícito e que se define ao acusado ter tentado obter algo alheio sem a permissão (roubando, fraudando e enganando as pessoas se aproveitando de objetos e bens da vítima sem que ela autorize).
Pena
O crime de estelionato é muito mais do que