Angiosperma e Gmnosperma
planeta, apresentando-se nos mais diversos tamanhos, formas e ambientes. Diferentemente das gimnospermas, são dotadas de flores e frutos. Nessa planta representada o pedicelo é responsável pela sustentação da flor ao caule e o receptáculo é a estrutura que prende as sépalas. Estas, em conjunto, são denominadas cálice; e o conjunto de pétalas é a corola.
Na região terminal dos estames há as anteras: estruturas que abrigam o pólen. Já na região basal do gineceu, localiza-se o ovário da flor.
Angiosperma; Flores e frutos: aquisições evolutivas.
As angiospermas produzem; Raiz: Funções na sustentação: Raízes suporte ou tabulares (sustentação). A raiz geralmente é um órgão subterrâneo, sem clorofila e especializado na fixação da planta e na absorção de água e sais minerais. Caule: Funções na sustentação: sustentar as folhas, flores, ramos e frutos. Ligá-los às raízes.
Folha: Funções na sustentação: Conduz e distribuí a seiva-significa:energia, força) elaborada. E flor, semente, e fruto Na angiosperma arbórea(forma da árvore) há três tecidos estão relacionados com a sua sustentação mecânica. Quais são elas?
Colênquima, esclerênquima e lenho (xilema).
Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos. As angiospermas são comumente conhecidas como plantas floríferas que pode ser claramente distinguidas das gimnospermas por certas características. As gimnospermas são o que podemos chamar de ancestrais das plantas com flores que eram conhecidos de existir 140 milhões de anos. A palavra gimnosperma é derivada do gymnospermos palavra grega que significa “semente nua”. A principal diferença entre angiospermas e gimnospermas é o tipo de sementes. As sementes das angiospermas são colocadas dentro de uma fruta e as gimnospermas possuem sementes nuas.RAÍZES, CAULES, FLORES, FOLHAS, SEMENTES