Estatística na engenharia
Instituto Politécnico – Centro Universitário UNA
ESTATÍSTICA NA ENGENHARIA
Engenharia de Mecânica / Professor orientador: Reinaldo M. Maia.
Márcio Alves Franscisco
Resumo
A estatística é uma ciência que se utiliza da coleta de dados para praticar a melhor informação através de analises e interpretações de dados. Sendo considerada uma disciplina da matemática ela pode ser aplicada a diversas áreas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros. A estatística é uma ferramenta que possibilita a analise de diversos fenômenos a serem avaliados, as vezes com resultados já esperados. O presente artigo demonstra a utilização da Estatística na Engenharia embasada em três estudos de caso com suas aplicações.
Palavras-chaves: Estatística, métodos, engenharia.
1. INTRODUÇÃO
Neste artigo é explorada a aplicação estatística no ramo da engenharia tal como sua importância, a aplicação na atividade da manutenção mecânica industrial e exemplificada através de estudos de caso.
Em função dos limites deste trabalho, aborda-se um breve histórico e sua importância na Engenharia dando base ao estudo realizado de suas aplicações.
Segundo MONTGOMERY (2012), a estatística é a ciência que possibilita tomar decisões na presença de variabilidade. A probabilidade e estatística contribuem de forma muito poderosa e detalhada para solucionar diversos tipos de problemas na engenharia.
Objetiva-se com este artigo exemplificar a aplicação estatística na manutenção industrial como fator preponderante nas tomadas de decisão, análises e manipulações de dados e informações para previsões de fenômenos que podem ocorrer em processos fabris.
2. HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NA ENGENHARIA
Diante a grande demanda por qualidade de produtos e serviços no mercado as empresas tem se preocupado cada vez mais com os controles estatísticos nos processos da