estatistica na engenharia
Sendo o usuário estudante ou engenheiro. Porém a utilização da estatística como suporte para a tomada de decisões é verificada também no mundo antigo. Este artigo tem por objetivo discutir a estatística e suas aplicações.
Palavras-chave: estatística; aplicações.
1. Introdução
A Estatística é uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e análise de dados.
(Farias, Soares & César,2003). É uma ferramenta capaz de auxiliar profissionais na busca de soluções para seus problemas de pesquisa.
Para Rao (1999), a estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre: o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo; o processamento de dados para a quantificação da quantidade de incerteza existente na resposta para um determinado problema; a tomada de decisões sob condições de incerteza, sob o menor risco possível.
De acordo com Levin (1987) é quando o pesquisador usa números - quando ele quantifica seus dados - que ele muito provavelmente emprega a estatística como instrumento de descrição e/ou decisão. A Estatística divide-se em duas partes: descritiva e inferencial. A área descritiva lida com números para descrever fatos, tornando questões complexas mais fáceis de entender e a área inferencial utiliza métodos de estimativas de uma população com base nos estudos sobre amostras.
2
Para melhor compreender a estatística, este trabalho apresenta o histórico e importância da estatística, softwares utilizados para análise de dados e aplicações na área de engenharia