Aplicações da estatística na engenharia
Resumo:
“Para o artigo a seguir abordaremos o tema estatística e probabilidades pra “tentar” exemplificar em partes” como e porque é mutuamente conveniente, eficiente e extremamente necessário seu uso na engenharia desde a elaboração, ate o produto final. Tendo em vista a grande importância da precisão na coleta de informações e dados para o desenvolvimento de serviços. Os produtos escolhidos são os automóveis (Engenharia Mecânica) pela complexidade de sua cadeia produtiva, e a dosagem de concreto e o proporcionamento adequado dos materiais constituintes cimento, agregado miúdo, agregado graúdo, água e eventualmente aditivos (Engenharia Civil).
Palavras-Chave:
Métodos Estatísticos, Análise de Dados, Pesquisa, Padrão de Qualidade, precisão nos Resultados, Materiais constituintes, Agregados, concretos e aditivos.
Introdução:
- Engenharia Mecânica
E pensar que tudo começou com “o engenheiro alemão Karl Benz (1844-1929) que registrava na Alemanha a patente de seu triciclo motorizado de 0,8 cv e “espantosa” velocidade máxima de 18 km/h. Para muitos este momento marca o nascimento do automóvel, uma das mais revolucionárias invenções humanas” e que posteriormente.
“Naquele mesmo ano de 1886 o também engenheiro Gottlieb Daimler (1834-1900), apresentou em Stuttgart o primeiro veículo motorizado de quatro rodas da história”. Juntas, as duas criações destes geniais alemães se transformaram em marcos de toda a revolução que o automóvel representou e ainda representa na vida da sociedade moderna.
O brilhantismo dos “gênios” acima poderia ser muito maior se naquele momento utilizassem do estudo e da aplicação dos métodos estatísticos além de técnicas de marketing, e tecnologias ainda não disponíveis naquela época. Pois todo o produto surge a partir de uma necessidade, necessidade essa que hoje começa com uma pesquisa de mercado onde houvesse coleta de dados que dessem mais precisão a