ESTATISTÍCA APLICADA AS ENGENHARIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
ESTATÍSTICA APLICADA ÀS ENGENHARIAS
Sérgio Santana dos Santos Duarte
Prof.ª Maria José Pereira Dantas
Probabilidade e Estatística
Goiânia
2013
SUMÁRIO
1. INTRUDUÇÃO . . . . . . . . pg 03
3. DESENVOLVIMENTO . . . . . . . pg 04
4. CONCLUSÃO . . . . . . . . pg
5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA . . . . . pg 1. INTRODUÇÃO
Através da aplicação de forma eficiente dos princípios científicos o engenheiro busca resolver problemas que interessam a sociedade, através de processos existentes ou através de novos projetos, sempre atendendo às necessidades da comunidade através de métodos adequados na formulação e resolução dos problemas.
Para isto deve-se ter uma definição especifica do problema, identificando os fatores envolvidos encontrando um modelo científico do fenômeno a ser avaliado. Após está identificação será realizado experimentos com coletas de dados e testes avaliativos dos resultados.
Após os resultados obtidos procura-se a resposta mais adequado na solução do problema. Ao se estabelecer uma resposta o engenheiro irá estuda-la verificando os resultados obtidos, fazendo as adequações necessárias ou até mesmo procurando outras soluções.
Neste estudo o engenheiro irá utilizar a estatística e a probabilidade, que auxiliará na coleta de dados, analise e o uso adequado para auxiliar na tomada de decisão. Onde através deste método será possível entender a variabilidade do fenômeno, verificando como cada variável se comporta fenômeno em questão.
Para este estudo é necessário a coleta de dados, onde quase sempre é uma amostra retirada de uma determinada população, podendo ser através de um estudo observacional ou experimento planejado, classificados como dados primários.
No estudo observacional o objeto de estudo é observado somente, obtendo os dados de acordo com a disponibilidade. Já no experimento planejado o pesquisador