ESTARTÉGIA
I. Introdução- análise do ambiente consumidor
A população da grande Região Metropolitana do Recife tem sofrido diariamente com os longos congestionamentos provocados pelos inúmeros veículos que circulam asprincipais ruas e avenidas da RMR. A ida ao trabalho e o retorno, tem se tornado um desafio para os trabalhadores. São horas perdidas em seus automóveis, aumento nos custos com combustível e redução da qualidade de vida, devido ao estresse provocado pelos intensos e duradourosengarrafamentos. Hoje a região possui uma frota de 988.202 veículos, segundo o Diário de Pernambuco, caderno de capa da última edição de 08 de dezembro de 2013. O número é tão alarmante que chegamos a ter seis vezes mais veículos que nascimentos de crianças nacidade.
Para quem utiliza transporte público, os transtornos são ainda maiores, nos horários de pico, por exemplo, ocorrem superlotações constantes nos metrôs, ônibus, aonde ospassageiros costumam passar duas horas para chegar da origem de sua saída até seu ponto de chegada e/ou destino diário. Ainda enfrentam filas quilométricas nas estaçõesde integração que ligam diversos bairros e municípios da Região Metropolitana do Recife. Visando esses problemas de ambiente, locomoção e melhor qualidade de vida,apontamos o novo cenário e solução para a mobilidade urbana. Foi criado o aplicativo Mobile bus para atender as essas novas demandas que surgem a cada dia no cenário das grandes cidades.
II. Evolução do cenário
O crescimento do estado de Pernambuco, advindo especialmente do ComplexoIndustrial-Portuário de Suape, colocou a situação econômica do estado em evidência, e trouxe consigo diversas indústrias, entre elas grandes multinacionais, trabalhadores de outras regiões, evitou a migração dos nordestinos, tanto do estado de Pernambuco, como os vizinhos, e gerou a volta de muitos que migraram para as regiões Sul e Sudeste, gerando um aumento significante da população. Segundo dados do