persas
Isto deu-lhe grande confiança, pois criou uma identidade de pertencimento ao Império, algo poucos reinos e impérios foram capazes de povos sujeitos.
Encontra-se, em parte, a visão que eles tinham de um rei persa, ele deve ser nobre, justa e tolerante, deve respeitar seus povos e suas culturas, fenícios representado em cidades como Tiro, Byblos, Ashkalon, os medos em Ecbátana, o ilidios norte da Turquia, elamitas, babilônios, assírios e egípcios, persas reis considerados como os líderes incontestáveis porque poderia sentir. Os judeus chamavam-lhe primeiro rei Ciro, o persa "ungido de Deus"
A administração dos ganhos ricos do comércio e da extração de minerais, foi o mais eficiente do tempo, controlada toda a economia de uma forma saudável, tanto assim que Alexandre vai beneficiar muito com o sistema de administração persa.
O choque cultural entre a Pérsia ea Grécia, foi, talvez, a maior fraqueza do Império, o rei a condição de sua benevolente sobre os reinos conquistados entraram em confronto com a tendência de aumentar Império insasible. e os gregos com a sua necessidade de ser livre não é permitido ser gonbernados por estrangeiros, muito menos por "bárbaros", as invasões da Grécia recebendo a sua vasalleje uma boa entre as cidades-estado gregas, não removeu a sua independência.
Alexandre, o Grande, por um milagre do destino, e sua capacidade de estartegia Belica, Grécia tem o que era o controle impensável o maior império jamais visto. Além de avanços tecnológicos, outra falha da Pérsia rei Dario III, não conseguiu se adaptar à nova forma de apresentar batalha Alejandro, a falange toda foi como uma máquina implacável açougueiro que destruiu a infantaria e também impediu o ataque de cabelleria.
O Império Persa