atlas parasitologia
2. Morfologia: Amastigota, Epimastigota, Tripomastigota
3. Amastigota
Epimastigota:
Tripomastigota
4. Doença: Chagas
5. Transmissão: O homem se infecta durante a hematofagia, quando o barbeiro elimina os tripomastigotas metacíclicos em suas fezes. Essas são as formas infectantes e podem penetrar pelas mucosas, quando o homem leva as mãos contaminadas aos olhos ou nariz, e por soluções de continuidade, como as provocadas pelo ato de coçar ou pelo orifício da picada do barbeiro. Logo após a penetração, o tripomastigota metacíclico invade células do sistema fagocítico mononuclear (célula alvo) e perde o flagelo, passando a se chamar amastigota. Nesse estágio os amastigotas multiplicam-se por divisão binária em ciclos de aproximadamente doze (12) horas, até que a célula infectada fique repleta de amastigotas. Nesse momento as amastigotas se transformam novamente em tripomastigotas. Quando a célula alvo rompe libera os tripomastigotas, que deslocam-se apara infectar uma nova célula alvo, se disseminando para o restante do organismo através da circulação sangüínea e linfática. Os principais órgãos atingidos são o coração, tubo digestivo e plexos nervosos.
6. Habitat: Tripomastigotas na corrente sanguínea e amastigotas intracelularmente no músculo cardíaco, esquelético ou liso, células do SFM, e células nervosas.
7. Tratamento: O uso de medicamentos antiparasitários, eficazes na eliminação do parasita do sistema sanguíneo, mas ainda não está comprovada a cura medicamentosa da Doeça de Chagas.
8. Material biológico: Sangue
1. Agente etiológico: Leishmania chagasi
2. Morfologia: Amastigota e Promastigota
3. Amastigota
Promastigota: