Tecnicas negociação
“Negociação é um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses”. (BERNABEU, Francisco. Negociadores da Sociedade do Conhecimento. Rio de Janeiro: Ed Ciência Moderna, 2008)
O texto acima nos diz muito sobre negociação, mas como proceder perante alguns impasses que podem surgir? Como se preparar para uma negociação de forma adequada a fim de que o acordo seja mais proveitoso possível para ambos os lados?
Nessa ATPS estaremos abordando os assuntos acima de maneira a facilitar a preparação de qualquer pessoa para um ambiente de negociação, onde uma parte terá que apresentar suas necessidades e procurar auxiliar a outra parte nas suas solicitações.
DEFINIÇÃO
Antes de qualquer coisa precisamos entender o que gera uma negociação.
Negociação é a necessidade se ser atendido em algo por outra parte. Esta parte por outro lado também tem sua necessidade que não pode realizar-la de maneira isolada. Daí surge a negociação, onde as duas partes dão à outra aquilo que satisfaz sua necessidade, acordando entre si prazos, processos, custos, etc.
A negociação pode ocorrer de maneira harmoniosa, onde ambas as partes aceitam suas condições e realizam sua parte sem decorrer em maiores problemas, porém, as vezes não é possivel ou viável realizar todas as solicitações da parte contrária, bem como as nossas solicitações também não agradam quem está do outro lado. Isso é o provavel de acontecer e é para esse momento que devemos nos preparar.
INFORMAÇÕES: A MAIOR ARMA NA NEGOCIAÇÃO.
Normalmente dentro de uma negociação se usa “armas” para provar as necessidades ali apresentadas. Essas “armas” é o que podemos chamar de informações, ou seja, dados que informem que necessitamos ter nossa solicitação atendida ou que nos digam como podemos atender à necessidade do outro, a viabilidade do processo, o caminho a ser escolhido.
Por exemplo, numa negociação salarial um gestor de equipe pode